Micro-estaca
Como funcina
Micro-estaca ou presso-ancoragem é um tipo de fundação profunda escavada e injetada sob altas pressões em uma ou mais fases. Pode trabalhar vertical ou inclinada, em função das solicitações, suporta esforços de compressão e de tração.
As estacas escavadas injetadas diferenciam-se das demais pelos bulbos formados nos pontos re-injetados. As principais vantagens das micro-estacas são:
a) podem ser executadas com qualquer inclinação, em qualquer tipo de solo ou condição de superfície;
b) reduz a dimensão dos blocos de coroamento;
c) não produzem choques nem vibrações significativas;
d) os equipamentos são, em geral, de pequeno porte, o que possibilita o trabalho em ambientes de difícil acesso, inclusive com pé-direito baixo; e
e) em obras de reforço das fundações, elas podem ser incorporadas à estrutura, sob tensão.
Processo Executivo
Perfuração
A escavação é feita por meio de perfuratriz mecânica com circulação de fluido, água ou lama. O diâmetro varia de 100 à 600mm.
Por ser um equipamento de pequeno porte pode trabalhar a céu aberto ou espaço confinado.
Bainha
Após a perfuração o furo é preenchido de forma ascendente, por meio de tubo inserido até o fundo do furo. A calda de cimento , relação A/C=0,6, é injetada em baixa pressão.
Com o extravasamento da calda pela boca do tubo é realizada a inserção da armadura. Junto à armadura é colocado o tubo manchete por onde serão realizadas as re-injeções.
Re-injeção
No período de 12 a 24h após a execução da bainha são realizadas re-injeções pressurizadas localizadas em pontos previstos em projeto.
Para a re-injeção o obturador é posicionado na profundidade em que se encontram as manchetes para realização do injeção.